quinta-feira, 23 de maio de 2013

GRUPO DE PESQUISA EM COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA UNIVATES DIVULGA RESULTADOS À COMUNIDADE






Com o objetivo de analisar a produção jornalística na abordagem dos temas ambientais, a Univates conta com um projeto vinculado ao grupo de pesquisas Práticas Ambientais e redes sociais. O diferencial da atividade está no retorno que está sendo dado para a comunidade sobre os resultados obtidos, discutindo-se as conclusões das práticas de jornalismo ambiental investigadas com os jornalistas.

O projeto foi contemplado pelo edital Pesquisador Gaúcho, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e teve início em julho de 2011. Suas pesquisas envolveram três atividades. A primeira delas foi a análise dos temas e frequência das notícias ambientais em 12 sites, divididos em quatro tipos: governamentais, organizações não governamentais, portais especializados e mídias comerciais.

A segunda foi uma análise dos recursos hídricos a partir das publicações de quatro jornais Zero Hora, Correio do Povo (estaduais), O Informativo e A Hora (regionais). Já a terceira foi uma análise da cobertura do dia de pico da última enchente do Rio Grande do Sul, em julho de 2011. A pesquisa está em sua fase final, com os artigos sendo finalizados e enviados para revistas científicas da área.

Conforme a coordenadora do projeto, professora doutora Jane Mazzarino, após os estudos e resultados obtidos, surgiu a ideia de procurar os órgãos jornalísticos da região incluídos na pesquisa e propor rodas de conversa para discutir as práticas observadas. “A atividade iniciou na última semana, no jornal O Informativo. Serão realizadas três formas de abordagem: apresentação de elementos teóricos sobre essa área, discussão de estudos empíricos realizados no Brasil nos últimos dez anos, e uma análise crítica sobre as notícias elaboradas pelos próprios veículos sobre o assunto, antes do início das rodas de conversa”, explica.

De acordo com Jane, a iniciativa é uma ação comunitária decorrente do projeto de pesquisa, que visa a dar retorno para a sociedade sobre os investimentos dos recursos públicos na pesquisa científica. “Espero que, com isso, a gente consiga qualificar a cobertura ambiental, já que os estudos indicam problemas como dependência das fontes oficiais, baixa participação dos cidadãos, poucas reportagens que aprofundem a discussão dos problemas ambientais, ficando a cobertura restrita a notícias curtas e informativas, e valorização de temas trágicos/catástrofes. Não há uma abordagem pró-ativa voltada para a formação de uma opinião pública crítica sobre temas estratégicos, como é o caso dos recursos hídricos, nosso tema principal”, ressalta ela.

A professora lembra que essas conclusões vão ao encontro de outros estudos realizados em diversos estados do Brasil, evidenciando o fato de que os problemas na cobertura são generalizados. Além de Jane, a equipe envolvida com os estudos de mídia e meio ambiente é composta pelas professoras Luciana Turatti e Margarita Rosa Gaviria Mejia e pelos bolsistas Artur Lazzari, Caroline Musselin e Rafael Mantovani, do curso de Direito; Marília Graziola, de Psicologia; e Vinícius dos Santos Flôres, de Jornalismo.



Texto: Tuane Eggers
Legenda da foto (equipe): Equipe do projeto conta com professores e bolsistas de diferentes cursos
Créditos da foto: Tuane Eggers

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cid Martins na Univates - XII Semana Acadêmica


Em parceria com o jornal O Informativo, Cid Martins, jornalista da Rádio Gaúcha, estará participando da oficina de rádio que ocorrerá hoje na Instituição.
A reportagem acima, referente ao evento, pode ser conferida na página 6 da edição de hoje (21 de maio) do jornal O Informativo.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

terça-feira, 7 de maio de 2013

XII SEMANA ACADÊMICA DA COMUNICAÇÃO

Convidamos a todos para a XII SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIVATES, que ocorre entre os dias 20 e 24 de maio. O tema deste ano é PRODUÇÃO COLABORATIVA EM COMUNICAÇÃO E CULTURA.





































Produção Colaborativa pode ser definida como um processo criativo coletivo, ou seja, plural e não centralizado, em que os participantes se complementam e podem intervir no produto final. Quando esse contexto é adaptado ao mundo da produção cultural e comunicativa, o resultado obtido é a formação de grupos onde vários parceiros entram com habilidades e/ou serviços específicos, atendendo à cadeia de ações que propiciam a realização de eventos, produtos culturais e de comunicação de toda ordem,reduzindo os custos da produção e gerando benefícios a todos os envolvidos. Uma democratização horizontal dos meios de produção, dos produtos culturais e dos benefícios por eles gerados, em incentivo à diversidade e à criatividade.

Para dar conta do tema e sua variada gama de manifestações teremos uma série de convidados e atividades: palestras, oficinas e minicursos dentro de várias áreas da comunicação (cinema, fotografia, serigrafia, rádio, etc.) compõem o conjunto de atividades que acontecerão no auditório do prédio 11, nos laboratórios do curso e demais salas de aula de nossa instituição.

programação completa com a abertura do prazo de inscrição para os eventos será disponibilizada a partir de sexta-feira, dia 10 de maio.

VT XII SEMANA ACADÊMICA DA COMUNICAÇÃO - PRODUÇÃO COLABORATIVA EM COMUNICAÇÃO E CULTURA


"TRADUZIR PARA INTERESSAR" - MARIA ISABEL HAMMES

Matéria da aluna Camila Diesel sobre a palestra de ontem alusiva aos 49 anos de ZH aqui na UNIVATES.